Paraíba deixa de arrecadar R$ 239 mi em impostos durante pandemia

Por Rafael Matias 30/06/2020 - 09:32 hs

A Paraíba perdeu R$ 239 milhões em arrecadação dos impostos relativos a circulação de mercadorias e serviços (ICMS), propriedade de veículos automotores (IPVA) e herança e doação (ITCD) entre 1º abril e 20 junho de 2020. A redução é comparativa ao montante levantado no mesmo período de 2019. Neste ano, houve ainda uma redução no índice negativo, de 5,43% para 4,17%, entre o primeiro e o segundo decêndios de junho na comparação com o mesmo período de 2019.

Os dados são da 8ª edição do ‘Boletim Covid-19’, elaborado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB). O documento traz os impactos na arrecadação do Estado durante a pandemia de coronavírus. O informativo inclui ainda os valores e a quantidade de notas fiscais e os repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), além das parcelas de transferências do Apoio Financeiro pela União aos Estados Federativos no mês de junho de 2020.

Os boletins vão servir para auxiliar os gestores na tomada de decisões mais assertivas e estratégicas nas áreas econômica e fiscal da Paraíba.

  • Setores da Sefaz-PB envolvidos na elaboração dos boletins
  • Gerência Operacional de Informações Econômico-Fiscais (GOIEF)
  • Gerência Executiva de Arrecadação e de Informações Fiscais (GEAIF)
  • Gerência de Planejamento (GPLAN)
  • Gerência de Tecnologia e Informação (GTI)
  • Escola de Administração Tributária (ESAT)

Assessoria de Imprensa